Nascido em 1970, numa vila dinâmica e das mais empreendedoras do país, desde cedo esteve ligado aos mais variados sectores empresariais, como a indústria de calçado, cutelarias, equipamentos cirúrgicos., etc. Tem no seu ADN o empreendorismo, que é característica da sua vila natal - Benedita, tendo o seu primeiro negócio aos 11 anos. Aos 27 anos dá início à sua maior experiência empresarial criando a DL-Publicidade, mesmo não sendo da área do design e marketing, aceitou este desafio imposto pelo seu sócio. Desenvolveram assim, umas das empresas mais abrangentes de transformação de meios publicitários do país, que ainda hoje se mantém no ativo. Posteriormente foi questionado sobre a possibilidade de colocar os seus meios ao serviço do Projecto North Canyon - o primeiro projecto de Surf de Ondas Grandes na Nazaré, a qual aceitou de peito aberto. Passou 4 anos consecutivos a investir da sua economia pessoal, nesta nova ERA da Nazaré, que era o Surf de Ondas Grandes. Investiu em vários equipamentos como Jets, Quads, etc. É sem dúvida o indivíduo que mais horas passou no Farol, em ação de segurança via rádio. Pioneiro na Logística e Segurança do Surf de Ondas Gigantes da Nazaré, o Lino e a sua equipa construíram a maior base logística do Mundo para Big Riders, tornando-se assim o maior investidor nacional, no que diz respeito ao Surf de Ondas Grandes. Desenvolveu com a sua equipa uma das maiores Marítimo Turística de Portugal - nazaré water fun. Atualmente é contactado por marcas de renome que confiam no seu trabalho para proporcionar experiências ligadas ao Surf na Nazaré. Gosta que o escritório seja o mar ou o campo, é uma alma livre que nunca pode estar parada.
Jorge Aguiar é um entusiasta do mar desde que se lembra. Em muito pequeno acompanhava o tio, pescador, nas lides da pesca, e enquanto todos dormiam, ainda o dia não tinha despertado, eles saíam para a faina às 5 da manhã. Esta paixão pelo mar tem acompanhado a sua vida, e ainda hoje é um viciado na pesca do Percebe, uma arte que poucos conhecem e se atrevem a praticar.
Recorda a sua primeira experiência de trabalho na Revista Surf Magazine, como fotógrafo e redator numa fase em que ainda se encontrava a terminar a sua licenciatura em Gestão.
Vive em frente ao mar, faz questão de tomar o pequeno almoço a ver as ondas, pois dá-lhe a energia necessária para enfrentar cada dia, com novas ideias, na desafiante gestão da marca Mercedes-Benz.
Apaixonado por marcas em geral e pela criação de valor dessas mesmas marcas, acredita que a marca mais desejada será sempre aquela que tiver o maior Top of Mind, e é para isso que vive cada dia, fazendo da Mercedes-Benz a marca mais Luxury e Icónica no mundo automóvel.
Não consegue separar o trabalho da vida pessoal, pois para ele está sempre a trabalhar e ao mesmo tempo sempre em lazer. É muito frequente vê-lo dentro de água, seja a mergulhar de garrafa nos Açores, no Guincho a fazer umas ondas de windsurf ou mais recentemente, totalmente viciado no Foil e Wingfoil.
Life’s too short not to.
Nascido no Brasil, Filipi cresceu no interior de São Paulo e frequentou uma universidade de Comunicação Social. Desde cedo, ele se aventurou por diferentes caminhos, explorando diversas perspectivas do mundo e colaborando em diversos meios de comunicação, tecnologia e artes.
Durante sua carreira, Filipi teve a oportunidade de viajar pelo mundo para documentar e contar histórias extraordinárias, desde concertos de música até a natureza selvagem, trabalhando ao lado de pessoas que o inspiraram.
Suas jornadas incluíram atravessar a Costa Leste da Austrália, passar pelo Deserto do Atacama duas vezes, filmar um documentário para o WWF sobre o Cerrado brasileiro e até se juntar ao Exército para filmar um documentário sobre a Força Aérea Brasileira. Além disso, dirigiu documentários sobre música e outros temas, e por 5 anos foi diretor de vídeo da Turnê Mundial do cantor Julio Iglesias. Seu portfólio também inclui filmes de moda, esportes, comerciais e corporativos, bem como o show do Rei Elvis Presley (ele pode te contar esta história pessoalmente).
Seu projeto mais recente no Brasil o levou em uma jornada de 6.000 km até o coração da Floresta Amazônica, onde passou mais de 70 dias filmando a primeira série documental do canal HBO produzida no país. Atualmente, Filipi trabalha em produção e pós-produção de projetos cinematográficos para clientes renomados, como Mercedes-Benz, Land Rover, Jaguar, BMW, NFL, National Geographic, HBO, Sony, Samsung, Adidas, Globo, entre outros.
Sua paixão pelo trabalho é evidente, e seu escritório não tem paredes, pois seu cenário é o mundo.
Cresci numa cidade no litoral onde o mar faz parte do quotidiano. A praia sempre fez parte da minha vida, cresci a apreciar a vida ao ar livre, sempre perto do mar e do surf, que se tornaram o meu hobby, a minha paixão e vida profissional.
A fotografia entrou na minha vida por meio do meu trabalho com o Beachcam. O que começou como um interesse casual transformou-se numa dedicação mais séria, levando-me a estudar no Ar.Co e na ETIC para melhorar as minhas habilidades.
Como CEO do Beachcam, consegui combinar a minha experiência de liderança com meu amor pelo mar, transformando uma plataforma de live streaming e previsão de ondas num ponto de encontro para a comunidade do surf.
Desde 2013, tenho acompanhado de perto os eventos na Nazaré, especialmente na Praia do Norte, conhecida pelas suas ondas gigantes. Testemunhei momentos históricos e conquistas significativas no mundo do surf ao longo desses anos.
Apresento-me aqui como membro do júri neste prestigiado concurso de fotografia e vídeo. Como entusiasta das artes visuais, entendo a responsabilidade que carrego ao avaliar as obras que nos foram confiadas. Cada imagem é uma narrativa, uma janela para a perspectiva única do artista, e merece ser considerada com respeito e atenção aos detalhes.
Boa sorte a todos!
Garrett McNamara, lendário pioneiro e explorador de ondas grandes, é muito mais do que um simples surfista. Garrett fez da sua prioridade a partilha da importância de proteger os nossos recursos naturais. Defende e participa em várias campanhas e movimentos para deixar este planeta melhor do que o encontrámos. Mais recentemente, ele e a sua família trouxeram a história da Nazaré, Portugal e da Onda de 100 Pés para o ecrã de cinema com a série vencedora de um Emmy da HBO, centrada nesta incrível força da natureza. Quando não está na água, pode encontrar Garrett a partilhar histórias, a viajar com a sua família e a aventurar-se onde quer que o vento os leve.
Nicole McNamara, a força por detrás da série da HBO vencedora de um Emmy, 100 Foot Wave, começou a sua carreira na educação. Com um mestrado em Educação Ambiental, sentiu a sua vocação para partilhar a importância de estar ligado à natureza, à terra, e o impacto que isso pode ter na saúde e na cura. Com um dom e paixão pelo biohacking, associou-se recentemente para criar a Vital Living Spiritual Organization como um meio de ajudar a sua comunidade a ligar-se a si própria e a uma vida sustentável. Juntos, ela e Garrett criaram a Wave of Life Foundation, apoiando programas de terapia de surf para jovens desfavorecidos no Havai e em Portugal. "Como é que podemos pedir a alguém que cuide da mãe terra, que tome decisões conscientes, antes mesmo de se apaixonar pela natureza? A nossa fundação tem tudo a ver com a ligação, a nutrição e a criação de administradores da terra."
Tó Mané é geralmente o homem por trás da câmara quando se trata de capturar algumas das mais épicas fotografias de surf de Portugal. Tó começou a surfar em 1988 e apaixonou-se pelo estilo de vida do surf. A sua jornada na fotografia começou na infância, inspirado pela paixão do seu avô pela fotografia. Em 1998, ele realizou o seu sonho ao publicar a sua primeira fotografia profissional de surf na revista portuguesa "Surf Magazine". O seu trabalho foi destaque em revistas de surf de todo o mundo.
No entanto, as famosas ondas gigantes da Nazaré, surfadas pelo lendário Garrett McNamara, levaram Tó para além do mundo do surf e para uma esfera mais ampla. O seu impressionante portefólio inclui uma coleção de prémios de prestígio. Notavelmente, ele foi destaque nas "Fotos Mais Surpreendentes de 2013" da revista Time e Tó Mané alcançou o 3º lugar na categoria de Desportos e Desportos Radicais no IPA - Prémios Internacionais de Fotografia de 2023.